Enquanto entidade pioneira da aeronáutica ao nível nacional, que perfez 110 anos de existência em 11 de Dezembro de 2019, o Aero Club de Portugal tem vindo a reunir uma coleção artística, documental e bibliográfica ímpar.

De modo a gerir e promover todo esse património foi criado na sua estrutura interna um Centro de Documentação, História e Património, encarregue de conceber o Núcleo Museológico do Aero Club de Portugal, composto pela Sala de Memórias, Sala Pioneiros da Aviação e por Galerias Expositivas em diversos pisos, permitindo aumentar a sua área de exposição permanente e temporária.

Será de relembrar que o AeCP, pelo seu relevante papel aeronáutico foi condecorado em 1959 com o grau de Comendador da Ordem Militar de Cristo e tem vindo a ser distinguido e premiado ao longo da sua história por diversas instituições nacionais e internacionais.

De entre os seus sócios ilustres e sócios honorários, sobressaem Gago Coutinho e Sacadura Cabral,  Sarmento de Beires,  Brito Paes,  Varela CidCarlos BleckHumberto da CruzJorge de CastilhoPinheiro Corrêa,  Cifka DuarteCosta Macedo,  Abílio MatosHumberto DelgadoD. Isabel Bandeira de Mello (Rilvas), e o heroico piloto paraplégico Faria e Melo  (único piloto paraplégico a nível mundial a ter voado a solo em avião monomotor a travessia de todos os oceanos e realizado a solo, também em avião monomotor, duas voltas ao mundo) e tantos outros que realizaram, ao longo do seu primeiro século de História, brilhantes ou mesmo heroicos feitos aeronáuticos de relevo mundial.

Peça em destaque:

Barógrafo Jules Richard

Outras peças:

Relicário da Humílima e Eterna Desconhecida
Taça do Concurso de Papagaios

Mecenato Cultural:

1ª Fase
Sala de Memórias
Apoios e Mecenas

1ª Fase
Sala de Memórias
Apoios e Mecenas

2ª Fase
Sala Pioneiros da Aviação
Apoios e Mecenas

3ª Fase
Galerias Expositivas e Outros
Apoios e Mecenas