Editorial da Revista do Ar, n.º 1

Ficha de Inventário – Espólio Documental
Identificação do Documento
Instituição / Proprietário Aero Club de Portugal
N.º de Inventário: C-0020060
Incorporação: Doação – Aero Club de Portugal – Arquivo Histórico – Fundo Alferes Piloto Aviador Francisco Barão da Cunha
Super-Categoria: Espólio Documental
Categoria Artigo
Sub-Categoria Editorial de publicação oficial
Denominação Editorial de publicação oficial, dactilografado e manuscrito
Título Editorial dactilografado, com comentários, acrescentos e correções manuscritos da primeira edição da Revista do Ar, por Francisco Barão da Cunha
Imagem:
Descrição Documento misto, datilografado e manuscrito, contendo o Editorial da primeira edição da Revista do Ar, de Outubro de 1937, com comentários, acrescentos e correcções manuscritos, em dois fólios, redigido pelo seu fundador e primeiro diretor, Alferes Piloto Aviador Francisco Barão da Cunha.Transcrição, com a grafia da época:F. 1Anotações do Autor: “Itálico 10” e “a 1 coluna de 13 cm aproximadamente de (rasurado e ilegível)”“…PALAVRAS NECESSARIASA falta duma publicação regular, [[que pugnasse nas]] [[suas]]/ [[tendo por fim]] destinada / / [[páginas pela]] à / propaganda e divulgação da Aeronáutica em Portugal, / têm-na sentido todos aqueles que direta ou indiretamente estão / ligados à sua existência e desenvolvimento no nosso País. /[[Duas]] Algumas / tentativas se fizeram já entre nós, no senti- / do de ser preenchida essa lacuna, [[a do Snr. Major Pinheiro Correia,]] / [[ Engenheiro Barros Salgado e S. Pereira de Carvalho /]] , [[com a publicação da revista “do Ar”, / e a do Aero Club de Portugal, com o seu órgão oficial “Revista de / Aeronáutica”]] . [[Est]] Ess/as iniciativas dignas de todo o apoio, tiveram in- / felizmente uma vida efémera [[.]] , / [[Talvez]] evidentemente dado o reduzido interesse que as coisas de Aviação mereciam / no nosso país. / [[porque o ambiente a essa data, /não fosse muito favorável, talvez por quaisquer outras razões, o que / é certo é que elas não frutificaram.]] /O ambiente de hoje, porém, é muito diferente. A avia- / ção, que até , / há pouco tempo em Portugal, era apanágio dos loucos, como / então entre nós se chamava a quem tinha a ousadia de disputar às / aves o espaço que até aí lhe era exclusivamente pertença, [[hoje não é]] / tornou-se passo a passo / [[mais do que]] um apaixonado sonho que todo o moço português espera / ansiosamente realizar. /Era portanto natural que tentássemos mais uma vez / no sentido de / [[e puséssemos mão à obra para]] que Portugal t[[enha]]ivesse/ também a sua [[R]] re- / vista de aeronáutica. [[Estamos certos, e é nessa convicção que vamos / trabalhar, que a nossa revista terá longa vida e que um assinalado / êxito coroará os nossos esforços.]] /Os moldes em que [[a]] havíamos concebido [[a sua publi]] / inicialmente, a sua publicação era um pouco diferente daqueles em / que ela aparece. Desejávamos que ela fosse subsidiada e colaborada / por todas as / entidades militares e civis relacionadas com os assuntos de aeronau- / tica (SIC) no nosso País. Queríamos dessa maneira que a nossa revista / fosse o órgão oficial de toda a atividade aeronáutica em Portugal. /Não conseguimos porém, por circunstancias várias que não valem para / aqui, realizar o nosso intento quanto à parte material // e aguardamos [[a]] melhor oportunidade. /Entretanto, o / [[A ilustre Direção do]] Aero Club de Portugal, cuja ilustre Direção / [[que]] dês-/ de a primeira hora nos tinha dispensado o mais caloroso apoio, re- / solveu então chamar a si / [[arcar, só, com]] todos os encargos materiais da publicação da revista e nesse sentido nos convidou para a organizar e dirigir. /…”F. 2“…2Aceitámos gratos o gentil oferecimento, cujo valor / é tanto mais de apreciar, quanto é certo que êle partiu dum organis- / mo particular, cuja existência é apenas mantida com [[as quo]] os seus / recursos próprios. /Coadjuvados por meia dúzia de boas vontades, não / hesitámos em tomar o delicado encargo, animados do mais sincero / propósito de produzirmos o melhor que pudermos e soubermos.OO O[[A nossa revista]]A presente publicação, [[que se intitula “R]] a que demos / o título de “Revista do Ar”, tem como objetivo tratar de todos / os assuntos que se relacionem com a aviação (com e sem motor), construção de modelos reduzidos de aviões [[e a]] , e sobre/ defesa aérea [[avtiva (SIC) e pas- / siva do território nacional, numa palavra, com a Aeronáutica, definindo / esta como a parte das Forças Armadas da Nação encarregadas do ata- / que e bombardeamento aéreos das forças militares, população civil / e território inimigos e da defesa dos elementos congéneres nacionais. ]] /[[Etimologicamente, este termo refere-se apenas à navegação aérea, mas, militarmente, está [[ab]] generalizado, em absoluto, com a significação, que lhe d[[é]]a//mos.]] /Esforçar-nos-emos por demonstrar e defender o di- / reito que assiste [[hoje]] , / à Aeronáutica portuguesa /, de enfileirar [[numa situação / de pelo menos igualdade]] ao lado do Exército e da Marinha, [[que]] / [[entre nós, constituem atualmente os elementos essenciais da defesa]] no desempenho da elevada missão da defesa nacional /. /Esperamos por isso / que a nossa iniciativa seja bem aceite / e contamos com o [[valioso]] apoio e valiosa colaboração / de todos aqueles que se interessam / pela propaganda e desenvolvimento da Aeronáutica em Portugal.[[O Diretor]][[Francisco Barão da Cunha]][[Alferes Aviador]][[ilegível]][[ilegível]]Legenda:/ – Mudança de linha// – Mudança de páginannn/ – Aditamento do autor, em entrelinhas[[nnn]]/ – Aditamento, em entrelinhas, pelo autor (depois riscado e cancelado)[[nnn]] – Erro corrigido pelo autor (sopontado, riscado, cancelado)n(n)n – Desdobramento de abreviatura(SIC) – Eventual erro na grafia, não corrigido- Lacuna do autor, aditado pelo editorNOTA: O texto do Editorial voltou a ser revisto, provavelmente já durante os trabalhos de tipografia, sendo feitas pequenas alterações.
Descritores Fundação da Revista do Ar; Editorial; Aeronáutica Nacional; Aeronáutica Internacional; Vida Associativa.
Autor Autor principal (institucional) Aero Club de PortugalAutor(es) secundário(s) CUNHA, Francisco Barão da Cunha.
Produção/Publicação/Edição Aero Club de Portugal
Impressão Editorial dactilografado, com comentários, acrescentos, e correções manuscritos
Local Lisboa, sede do Aero Club de Portugal
ISBN Não aplicável
Datação 1937, 15 de Setembro
Ano(s): 1937
Século(s): XX d.C.
Justificação da data: Atendendo à data inserta na publicação final
Escola / Estilo / Movimento Não aplicável
Informação Técnica: Em estudo
Matéria: Papel, tintas
Técnica: Documento misto, dactilografado e manuscrito
Precisões sobre a técnica: Em estudo
Historial 1937, 25 de Agosto – Carta da Direção do Aero Club de Portugal, nomeando o Alferes Piloto Aviador Francisco Barão da Cunha como Diretor da Revista do Ar1937, Setembro-Outubro – Redação do editorial1937, Outubro – Publicação da Revista do Ar, cujos exemplares rapidamente esgotam.2015 – Doação do documento ao Aero Club de Portugal, juntamente com outros documentos, manuscritos e impressos, passando a constituir o Fundo Alferes Piloto Aviador Francisco Barão da Cunha
Editorial publicado – pág. 1 da Revista do Ar n.º 1, Out-1937 Editorial publicado – pág. 2 da Revista do Ar n.º 1, Out-1937
Dimensões 2 fl. não numeradas; 275mm x 215mm
Conservação Estado Regular (2015) / Regular (2020)
Especificações 2015 – Acondicionamento em pasta própria aquando da doação pelos filhos.
Função inicial / alterações Editorial
Localização Sede do Aero Club de Portugal – Núcleo Museológico – Sala de Memórias (este documento encontra-se Integrado no Arquivo Histórico –Fundo Alferes Piloto Aviador Francisco Barão da Cunha)
Exposições Título Exposição permanente no Núcleo Museológico do Aero Club de Portugal – Sala de MemóriasLocal Sede do Aero Club de PortugalData de Início Dezembro 2015
Bibliografia Impressa:InéditoOnline:Inédito
Autor e Data Inventário / Revisão Gustavo Almeida 04.07.2020