Núcleo Museológico

Núcleo Museológico

NÚCLEO MUSEOLÓGICO DO AERO CLUB DE PORTUGAL

(Em desenvolvimento)

Núcleo Museológico do Aero Club de Portugal
Enquanto entidade pioneira da aeronáutica ao nível nacional, que perfez 110 anos de existência em 11 de Dezembro de 2019, o Aero Club de Portugal tem vindo a reunir uma colecção artística, documental e bibliográfica ímpar.

De modo a gerir e promover todo esse património foi criado na sua estrutura interna um Centro de Documentação, História e Património, encarregue de conceber o Núcleo Museológico do Aero Club de Portugal, composto pela Sala de Memórias, Sala Pioneiros da Aviação e por Galerias Expositivas em diversos pisos, permitindo aumentar a sua área de exposição permanente e temporária.

Será de relembrar que o AeCP, pelo seu relevante papel aeronáutico foi condecorado em 1959 com o grau de Comendador da Ordem Militar de Cristo e tem vindo a ser distinguido e premiado ao longo da sua história por diversas instituições nacionais e internacionais.

De entre os seus sócios ilustres e sócios honorários, sobressaem Gago Coutinho e Sacadura CabralSarmento de BeiresBrito Paes,  Varela Cid, Carlos BleckHumberto da Cruz, Jorge de CastilhoPinheiro CorrêaCifka DuarteCosta MacedoAbílio Matos, Humberto DelgadoD. Isabel Bandeira de Mello (Rilvas), e o heroico piloto paraplégico Faria e Melo  (único piloto paraplégico a nível mundial a ter voado a solo em avião monomotor a travessia de todos os oceanos e realizado a solo, também em avião monomotor, duas voltas ao mundo) e tantos outros que realizaram, ao longo do seu primeiro século de História, brilhantes ou mesmo heroicos feitos aeronáuticos de relevo mundial.

1.ª Fase

Sala de Memórias

2.ª Fase 

Sala Pioneiros da Aviação

3.ª Fase

Galerias Expositivas e outros

Apoios e Mecenas Apoios e Mecenas Apoios e Mecenas